segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Semana do músico e consciência negra

Neste sábado (20), munícipes e turistas tiveram a oportunidade de ver duas apresentações de música no Centro de Itanhaém.

Fonte: Departamento de Cultura

O primeiro a se apresentar foi o Coral Vozes de Itanhaém, na Igreja Matriz de Sant’Anna. Em seguida, foi a vez da Banda Marcial de Itanhaém tocar na Praça Narciso de Andrade. O evento é em comemoração ao Dia do Músico e Dia da Consciência Negra faz parte da programação cultural realizada pelo Departamento de Cultura de Itanhaém e vai até o dia 30 de novembro.

O concerto durou cerca de 50 minutos e obteve um público de aproximadamente 200 pessoas.

Fonte: Departamento de Cultura
O repertório composto por músicas com as características rítmicas do Lundum (gênero musical contemporâneo criado a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil, de Angola), agradou e encantou a todos quantos estavam presentes.

Tendo seu próximo encontro com o público marcado para o dia 23 de dezembro, no Concerto de Natal, a Banda Marcial concluiu sua apresentação com duas músicas natalinas: Jingle Bell Rock (de Bobby Helms) e Adeste Fidelis.

Biblioteca Municipal recebe alunos da Etec de Itanhaém

Aproximadamente 25 alunos do curso de secretariado da Escola Técnica Estadual de Itanhaém realizaram, nesta quinta-feira (18), uma visita técnica à Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, monitorada pela bibliotecária Maraléia Menezes.

Fonte: Departamento de Cultura

Na oportunidade os alunos puderam conhecer os diversos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca e, também, o seu funcionamento. Abaixo, alguns depoimentos de alunos do primeiro ciclo do curso Técnico em Secretariado, da ETEC de Itanhaém, juntamente com a Professora Inês, que os acompanhou na visita:

“O que achamos legal na Biblioteca é que vocês têm o total controle de tudo; e melhor ainda, trabalham com o que gostam. Amamos a visita e, principalmente, os livros que nunca tínhamos lido. Achamos interessantes os livros em braile e os “audiobooks” para pessoas com deficiência visual”.

“É importante que as pessoas saibam da disponibilidade destes materiais porque muitos com necessidades especiais não têm acesso a estes livros que vocês oferecem e que contribuem para um ensino melhor”.

“Queremos agradecer por nos receber tão bem e com o maior carinho. Adoramos ter conhecido todo o trabalho realizado na biblioteca”.

“O trabalho de vocês é o melhor trabalho que existe, pois abre o mundo e o conhecimento a todos que buscam”.


Fonte: Departamento de Cultura


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Exposição "Caminhos da Arte"

Com objetivo de expor os trabalhos realizados nas Oficinas de Artes Plásticas do município, a Prefeitura Municipal de Itanhaém através de seu Departamento de Cultura realizará, a partir do dia 22 de novembro de 2010, sob a coordenação da professora e artista plástica Suzana Mattos, a exposição “Caminhos da Arte”.

Fonte: Departamento de Cultura, 18/11/2010

Os visitantes poderão apreciar obras contemporâneas, (figurativas e abstratas) executadas nas técnicas: “acrílico sobre tela” e “acrílico aguado sobre tela”.

A mostra apresentará através de alguns trabalhos como foi o desenvolvimento e o aproveitamento da oficina no ano de 2010.

A exposição contará também com trabalhos dos alunos do Projeto Lugar ao Sol, projeto esse fundado no ano de 2002, vinculado à Secretaria de Educação, com a finalidade de atender as crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais inseridas na rede escolar.

Aberta aos visitantes de segunda à sexta-feira, das 09h às 16h, a exibição acontecerá até o dia 30 de novembro, no Espaço Cultural Anchieta (Paço Municipal), na Avenida Washington Luiz, 75 – Centro.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Viagem Literária 2010 – João Carrascoza

A Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” recebeu na noite da última quinta-feira (11), a visita do escritor João Carrascoza que ministrou a Oficina de Criação Literária sobre o tema ‘nas águas do conto’. O quinto e último módulo do ano de 2010 reuniu estudantes, escritores e leitores interessados no aperfeiçoamento da escrita, em especial, o gênero “contos”.

Durante a Oficina, Carrascoza explicou o conceito e técnicas sobre o tema. “O contista deve transmitir para o leitor um sentimento de expansão, servir-se da escrita para levar ao seu público o que ele mesmo gostaria de falar”, comentou Carrascoza.

Para os participantes este foi um momento único, confira o depoimento da participante e escritora Elizabeth Cury Bechir Watanabe: “Tivemos a visita de vários escritores durante a Viagem Literária neste ano de 2010, viajamos com cada um, num mundo de estórias e palavras que abrilhantaram cada vinda. Picotando o meu bilhete dessa grande viagem que finda, o escritor João Carrascoza, deixa em mim, um gosto de saudades”...

Parabéns a:
Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim”, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Itanhaém e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pelo grande evento cultural que foi a Viagem Literária em Itanhaém.

O Projeto Viagem Literária retorna a partir de Junho de 2011.

Da esq. para a dir.: Elizabeth Cury Bechir Watanabe, João Carrascoza, Lina de Lima, Maraléia Menezes e Ivan dos Santos.
Fonte: Departamento de Cultura, 12/11/2010.

XLVIII Semana Benedito Calixto

Nesta sexta-feira (12), alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da E.M. Elga Reis estiveram no Paço Municipal para visitar a exposição XLVII Semana Benedito Calixto.

 Fonte: Departamento de Cultura

O Colégio Evolução também esteve no local apreciando telas do artista que leva o nome da mostra, além de dezenove quadros que foram premiados nos últimos treze anos durante o Salão de Artes Plásticas Benedicto Calixto, como prêmios-aquisição.

 Fonte: Departamento de Cultura

A visita fez parte da Programação Cultural de novembro, promovida pelo Departamento Municipal de Cultura, na qual durante o mês haverá exposições, apresentação da Banda Marcial e participação das escolas municipais em projetos da Prefeitura.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Programação - Novembro/2010 - Departamento Cultura

DIA
ATIVIDADE
LOCAL
14/10
a 16/11
Exposição “XLVII Semana Benedicto Calixto”
Paço Municipal
09
Projeto “A escola vai ao cinema” com a
Escola Municipal Olga Lopes
Cinemar Itanhaém
10
Projeto Redescobrindo Itanhaém com a
Escola Municipal Célia Marina
Diversos
11
Projeto “A escola vai ao cinema” com a
Escola Municipal Filomena Dias Apelian
Cinemar Itanhaém
11

Viagem Literária com o
Escritor João Anzanello Carrascoza

Realização: Secretaria de Estado da Cultura
Biblioteca Municipal
12
Projeto Estações Culturais com a
Escola Municipal Elga Reis
Casa da Musica
Biblioteca
CMTECE
16
Projeto “A escola vai ao cinema” com a
Escola Municipal Maria da Penha
Cinemar Itanhaém
18
Projeto “A escola vai ao cinema” com a
Escola Municipal Neusa Pinto
Cinemar Itanhaém
18/11
a 05/12
Exposição Oficinas de Artes Plásticas

“Contemporânea. Abstratos em acrílico
sobre tela e acrílico aguado (figurativo)”.
Paço Municipal
19
Projeto Estações Culturais com as
Escolas Municipais Elga Reis e Filomena Dias Apelian
Casa da Musica
Biblioteca
CMTECE
20
Banda Marcial
Prç. Narciso de Andrade
23
Projeto “A escola vai ao cinema” com a
Escola Municipal Neusa Pinto
Cinemar Itanhaém
24
Projeto Redescobrindo Itanhaém com a
Escola Municipal Célia Marina
Diversos
25
Projeto “A escola vai ao cinema” com a
Escola Municipal Maria Cristina Macedo Gomes
Cinemar Itanhaém
26
Projeto Estações Culturais com a
Escola Municipal Filomena Dias Apelian
Casa da Musica
Biblioteca
CMTECE
30
Projeto “A escola vai ao cinema” com a
Escola Municipal Maria Cristina Macedo Gomes
Cinemar Itanhaém
Para maiores informações: 3421-1700 - Departamento de Cultura

terça-feira, 9 de novembro de 2010

XLVII Semana Benedicto Calixto prorrogada até o dia 16 de novembro

A Semana Benedicto Calixto de Itanhaém, promovida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém através do Departamento de Cultura, acontece desde 1969 e visa homenagear um dos mais ilustres filhos da Cidade: Benedito Calixto de Jesus.

Nesta edição, o Município homenageará, através de seu acervo de telas (prêmio-aquisição), todos os artistas premiados ou não que marcaram presença com suas obras engrandecendo as edições passadas dos Salões de Artes Plásticas Benedito Calixto.

Durante a exposição, o público pode conferir 22 telas. Dezenove quadros foram premiados nos últimos treze anos durante o Salão de Artes Plásticas Benedicto Calixto, como prêmios-aquisição. Os autores das obras, após participarem de concurso, receberam o prêmio em dinheiro e forneceram os quadros para o Poder Executivo. Ainda há duas obras de Benedicto Calixto: “Costão da Praia das Tartarugas - Guarujá” e “Carlos Botelho”.

Aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, a exibição acontecerá até o dia 16 de novembro, no Espaço Cultural Anchieta (Paço Municipal), na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Cultura realiza cadastro de bandas para temporada

Grupos de qualquer estilo musical de Itanhaém terão a oportunidade de se apresentar na temporada de verão. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, realizará o cadastro de músicos que serão selecionados para o cronograma de shows na Cidade.

Para fazer a inscrição, basta comparecer ao Departamento de Cultura, no Centro Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), situado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro, até o dia 30 de novembro, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O representante do grupo deverá estar munido de Registro Geral (RG), um release da banda e uma demo com o trabalho do grupo.

A iniciativa tem o objetivo de prestigiar e incentivar os músicos locais, mostrando seus trabalhos para turistas de todo o País. Para informações, entrar em contato com o Departamento de Cultura por meio do telefone (13) 3421-1700.

Dia Nacional da Cultura tem diversas atrações neste final de semana

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, o Departamento Municipal de Cultura oferecerá aos munícipes e turistas diversas atrações neste final de semana. Os eventos acontecerão nesta sexta-feira (5) e sábado (6) em locais variados da Cidade.

Um dos destaques do dia serão as apresentações dos profissionais da Casa da Música, que prepararam uma apresentação especial em homenagem a um dos nomes mais importantes da música e da cultura brasileira, o Mestre Sarrafo.

O Dia Nacional da Cultura foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da história do Brasil: Rui Barbosa.

A comemoração contará com as seguintes atrações:

SEXTA-FEIRA (05/11)
PROGRAMALOCALHORÁRIO
Projeto Estações Culturais, com a E.M. Ana Cândida Ebling de OilveiraPontos históricos e culturais do MunicípioA partir das 8 horas
Projeto “A Escola vai ao Cinema”, com a E.M. Carlos Augusto Guimarães da SilvaCinema de ItanhaémA partir das 8h30
Exposição de livros com o tema “Cultura”Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” – Rua Cunha Moreira, 71, no CentroDas 8 às 17 horas –
Até o dia 10/11
47º Semana de Artes Plásticas Benedicto Calixto Espaço Cultural Anchieta (Paço Municipal) – Avenida Washington Luiz, 75, no CentroDas 9 às 16 horas –
Até o dia 16/11
Duo de Violão e Gaita com Júlio César e GabrielCasa da Música – Rua Oscar Pereira da Silva, 202, no Belas ArtesDas 9 às 9h30
Projeto “A Escola vai ao Cinema”, com a E.M. Carlos Augusto Guimarães da SilvaCinema de ItanhaémA partir das 13h30
Projeto Estações Culturais, com a E.M. Elga ReisPontos históricos e culturais do Município.A partir das 13h30
Apresentação de Teclado (professor e alunos)Casa da Música – Rua Oscar Pereira da Silva, 202, no Belas ArtesDas 13 às 14 horas
Grupo de metais (professores e alunos)Casa da Música – Rua Oscar Pereira da Silva, 202, no Belas ArtesDas 15 às 15h30
Palestra: A Cultura como bem permanenteE.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso A partir das 19h30
Projeto “A Escola vai ao Cinema”, com a E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso Cinema de ItanhaémA partir das 19h30
SÁBADO (06/11)
PROGRAMALOCALHORÁRIO
Banda Marcial Municipal de ItanhaémPraça Narciso de Andrade, no Centro HistóricoDas 20 às 20h40