sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Aluno das Oficinas de Artes Plásticas ganha concurso “Talentos da Maturidade” do Banco Santander

Nascido na cidade de La Coruña, Espanha, Angel Antonio Pollán Marey veio para o Brasil na década de 50 e na busca por um lugar que lhe proporcionasse paz e sossego, no ano de 2000, após se aposentar, mudou-se para Itanhaém. “Achei um balneário aprazível, tranqüilo e ideal para aposentados, com facilidade de locomoção e muito próximo a tudo… Habituei-me e gosto daqui”.

Aluno matriculado nas oficinas culturais de Artes Plásticas do município desde 2007 vem sendo orientado pela Artista Plástica e professora, Suzana Mattos. “Enquanto estava na Espanha pintava telas em aquarela e no Brasil continuei pintando, porém queria aprender a fazer pinturas a óleo; foi aí que, há três anos, tive o prazer de conhecer a artista plástica Suzana Mattos, nas oficinas culturais de Itanhaém”.

No ano de 2010, o Sr. Angel Marey foi vencedor da 12ª edição do concurso “Talentos da Maturidade” com a obra Celeiro de Craques, na categoria Artes Plásticas, apresentando um acrílico sobre tela, inspirado em uma fotografia tirada no Jardim Ângela, em São Paulo, durante uma “pelada” de garotos da favela e “futuros craques”, como ele mesmo diz. O concurso, promovido pelo Grupo Santander Brasil, tem o intuito de despertar um novo olhar da sociedade sobre a Terceira Idade e, no ano de 2010, contou com aproximadamente 5.900 inscritos na categoria de artes plásticas.

Segundo o júri do concurso composto por Ricardo Resende, Rosana Paulino, Rejane Cintrão, Rosângela Dorazio e Valquíria Prates, a obra Celeiro de Craques de Angel Marey, “traz alegria não apenas pelo motivo retratado, mas principalmente pela maestria e habilidade com que foi executada”.

Maurício Kubrusly e Sr. Angel Marey
Fonte: Talentos da Maturidade

“Tratando de um tema que parece estar em desaparecimento (quanto tempo mais os “celeiros” ainda persistirão substituídos pelas “escolinhas” de futebol e pela falta de campos de várzea?), a obra nos remete, por meio da leveza de sua fatura, à magia do jogo. Faz-nos pensar também na beleza do drible bem feito, que se assemelha à dança. Seus craques parecem, graças à agilidade do desenho, mais dançar a jogar. As cores leves acrescentam ar de velocidade e movimento à obra. O casario, que poderia ser triste, emoldura com dinamismo e delicadeza o jogo que se desenrola. Os amarelos e vermelhos das camisas se agitam aumentando a idéia de agilidade e encantamento que perpassa todo o quadro”.


Jardim Ângela, periferia de São Paulo, Capital, um dos muitos celeiros de craques do futebol brasileiro
Dimensões: 120 cm x 60 cm / Material Utilizado: Tinta acrílica em tela de tecido
A paixão pelo futebol é algo que para Marey inspira, emociona e, além de contagiar, abrange praticamente todas as raças e classes sociais. Com este tema em sua terceira participação pôde ganhar e estar entre os cinco mais bem colocados do país. “É a terceira vez que, com prazer, participo; sou velho amigo do ‘Talentos’ e meu objetivo é continuar participando. O segredo da vida está em fazer o que a gente gosta. A premiação veio como resposta à minha persistência e perseverança”.

Para o júri do Talentos da Maturidade, o Sr. Angel brindou a todos com uma bela e harmoniosa jogada de destreza e graça pictórica.

Biblioteca Municipal realiza exposição ‘Histórias em Quadrinhos’

A partir do dia 26 de Janeiro, o público que passar pela Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim poderá conferir a exposição ‘Histórias em Quadrinhos’, que reúne os grandes nomes da área. O evento é em comemoração ao Dia Nacional da História em Quadrinhos, celebrado no dia 30 de janeiro.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através da Biblioteca Municipal Paulo Bomfim vai comemorar a data reunindo todo o seu acervo de revistas em quadrinhos. Ao todo, serão mais de cem obras, que poderão ser conferidas gratuitamente pelo público, em um espaço reservado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os apreciadores das histórias em quadrinhos poderão conferir diversos títulos, como por exemplo: Flash Gordon, de Alex Raymond; Batman, X-Men, Super-Man, Wolverine, Hulk, Turma da Mônica, Disney (Mickey, Pato Donald, Pateta, Zé Carioca) etc. Já em formato álbum, destaca-se Tarzan – Viagem ao centro da terra; Tarzan – Big Ben Bolt; Os Panteras; Spirit; Fantasma; Tereré; Capitão César – na França ocupada; Almanaque do Príncipe Valente e Almanaque do Gibi – Nostalgia do vol. I ao II.

Outros destaques da mostra são as adaptações de clássicos da literatura estrangeira e nacional em formato de livro infantil. Entre eles estão: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte; Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand; As Aventuras De Tom Sawyer, de Mark Twain; Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire; Os Lusíadas, de Luis de Camões etc. Essas edições passaram por adaptações acadêmicas podendo ser utilizadas educacionalmente. Entre as raridades estão disponíveis na exposição: Geraldão (Glauco), Mortadelo e Salaminho, Asterix, exemplares de 1961, 1968, 1986.

A mostra ficará aberta ao público até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3426-1477.

DIA NACIONAL DOS QUADRINHOS – O Dia Nacional dos Quadrinhos foi instituído pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesta data, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. No Brasil, o surgimento das HQs é atribuído ao italiano naturalizado brasileiro, Ângelo Agostini. Foi ele quem produziu a primeira história (em sequência e com personagem fixa) no país: As Aventuras de Nhô Quim.

Comunicação Social - Prefeitura de Itanhaém

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estatísticas - Museu Conceição de Itanhaém

Fonte: Departamento de Cultura, por Eduardo Rebelatto

O Museu Conceição de Itanhaém apresenta o Balanço Geral de Visitação de agosto a dezembro de 2010.


 
Fonte: Departamento de Cultura
Obteve-se no mês um total de 128 visitas.

Fonte: Departamento de Cultura
Obteve-se no mês um total de 337 visitas.

Fonte: Departamento de Cultura
Obteve-se no mês um total de 278 visitas.

Fonte: Departamento de Cultura
Obteve-se no mês um total de 277 visitas.

Fonte: Departamento de Cultura
Obteve-se no mês um total de 298 visitas.

Biblioteca Municipal promove exposição ‘Viagem Literária – Estação Itanhaém’ dia 20


A partir do dia 20 de janeiro, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim promoverá a exposição ‘Viagem Literária – Estação Itanhaém’. A mostra apresentará aos munícipes e turistas uma síntese de dois anos do programa Viagem Literária no Município.

A visitação é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, no Paço Municipal, localizado na avenida Washington Luiz, 75, no Centro.

O objetivo da exposição, que reúne todo o material utilizado nos 11 módulos, é despertar, estimular e renovar o prazer da leitura literária, mostrando ao público que o livro é fonte de conhecimento, informação e prazer.

A mostra terá fotos dos autores com o público, além de banners, cartazes, convites e capas de livros utilizados nos dois anos de literatura brasileira no Município. Os livros destes autores também ficarão à disposição do público na Biblioteca, localizada na rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

O PROGRAMA – O Viagem Literária foi lançado em 2008. É um programa da Secretaria de Cultura de São Paulo e promove encontro entre escritores e público em 72 cidades. Tem como objetivo estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública de cada município e democratizar o acesso à cultura ao promover o contato entre escritores e as populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. O programa contempla cidades de todos os tamanhos, de três mil a um milhão de habitantes.

Durante os anos de 2009 e 2010, itanhaenses e moradores das cidades vizinhas puderam conhecer e se aprofundar na literatura brasileira, através de cada módulo temático, oito autores e três contadores de histórias diferentes. São eles: Adélia Prado; João Acaiabe; Flávia Muniz; Luiz Ruffato; Maria Tereza; Fabrício Carpinejar; Alice Ruiz; As meninas do Conto; Kátia Canton; Márcia Tiburi e João Carrascoza.

Além de Itanhaém, o Viagem Literária está presente em Cubatão, Cananéia, Ilha Comprida e em cidades do interior como: Águas de Lindóia, Campinas, Guaratinguetá, Mococa, Pindamonhangaba, São Caetano do Sul, Mococa, Lençóis Paulista, entre outras.

Comunicação Social - Prefeitura de Itanhaém