Banda Marcial

A Banda Marcial Municipal de itanhaém foi fundada em 1973 e oficialmente instituída por Lei em 16 de outubro de 1987. Junto ao Departamento da Cultura, sua proposta é promover e difundir a Cultura Musical como instrumento de transformação social, uma vez que transmitem valores como responsabilidade, disciplina e a valorização da tolerância para o trabalho em grupo na sociedade. Levar a música a todos os munícipes através de concertos, apresentações e outros eventos da qual a Banda participe é a missão da corporação.

A Banda Marcial é regida pelo maestro Sérgio da Silva Almeida desde 1998 e atualmente conta com aproximadamente 80 componentes dividindo-se em dois segmentos: Corpo Musical e Corpo Coreográfico.

Junto a Banda Marcial Municipal de Itanhaém existe também a Banda Marcial Experimental, composta por alunos totalmente iniciantes. O objetivo desta ação é manter sempre vivo o grupo de maior expressão e tradição da cidade de Itanhaém encaminhando seus integrantes ao mundo profissional da musica e atuando como um grande projeto de inclusão social que abriga grandes talentos.