sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Biblioteca Municipal realiza exposição ‘Histórias em Quadrinhos’

A partir do dia 26 de Janeiro, o público que passar pela Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim poderá conferir a exposição ‘Histórias em Quadrinhos’, que reúne os grandes nomes da área. O evento é em comemoração ao Dia Nacional da História em Quadrinhos, celebrado no dia 30 de janeiro.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através da Biblioteca Municipal Paulo Bomfim vai comemorar a data reunindo todo o seu acervo de revistas em quadrinhos. Ao todo, serão mais de cem obras, que poderão ser conferidas gratuitamente pelo público, em um espaço reservado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os apreciadores das histórias em quadrinhos poderão conferir diversos títulos, como por exemplo: Flash Gordon, de Alex Raymond; Batman, X-Men, Super-Man, Wolverine, Hulk, Turma da Mônica, Disney (Mickey, Pato Donald, Pateta, Zé Carioca) etc. Já em formato álbum, destaca-se Tarzan – Viagem ao centro da terra; Tarzan – Big Ben Bolt; Os Panteras; Spirit; Fantasma; Tereré; Capitão César – na França ocupada; Almanaque do Príncipe Valente e Almanaque do Gibi – Nostalgia do vol. I ao II.

Outros destaques da mostra são as adaptações de clássicos da literatura estrangeira e nacional em formato de livro infantil. Entre eles estão: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte; Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand; As Aventuras De Tom Sawyer, de Mark Twain; Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire; Os Lusíadas, de Luis de Camões etc. Essas edições passaram por adaptações acadêmicas podendo ser utilizadas educacionalmente. Entre as raridades estão disponíveis na exposição: Geraldão (Glauco), Mortadelo e Salaminho, Asterix, exemplares de 1961, 1968, 1986.

A mostra ficará aberta ao público até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3426-1477.

DIA NACIONAL DOS QUADRINHOS – O Dia Nacional dos Quadrinhos foi instituído pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesta data, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. No Brasil, o surgimento das HQs é atribuído ao italiano naturalizado brasileiro, Ângelo Agostini. Foi ele quem produziu a primeira história (em sequência e com personagem fixa) no país: As Aventuras de Nhô Quim.

Comunicação Social - Prefeitura de Itanhaém