terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Biblioteca Municipal realiza exposição “Semana de Arte Moderna de 1922”

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim promove até o dia 21 de fevereiro a exposição ‘Semana de Arte Moderna de 1922’. Na mostra, o público poderá conferir um pouco da história sobre este evento que marcou a década de 1920.


O objetivo é apresentar aos visitantes e leitores da Biblioteca novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era somente escrita; a música por meio de concertos (já que antigamente só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas), além das artes plásticas exibidas em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. Naquela época, o adjetivo “novo” passou a ser marcado em todas estas manifestações, o qual propunha algo, no mínimo, curioso e interessante.

A Biblioteca selecionou alguns títulos do acervo de poesia, música, literatura e arte, dos autores que participaram da Semana de Arte Moderna. Estas obras poderão ser emprestadas para o público em geral.

Entre os artistas, estão nomes consagrados do Modernismo Brasileiro como Mário de Andrade, Aracy Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros.

A mostra ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3426-1477.