sexta-feira, 25 de março de 2011

Telecentro da Biblioteca formou mais de 200 alunos em dois anos

Ao final de todas as tardes, a artesã Sandra Maria Bello, de 60 anos, segue direto para a sua mais recente ferramenta de comunicação: o computador. E não sai de lá sem antes enviar mensagens aos amigos e ainda conferir tudo o que está na moda, para atualizar a produção de bonecas, pintura em madeira e tecido.

Essa realidade acontece há pouco mais de um ano, e só foi possível porque a artesã concluiu, no ano de 2009, o curso de informática para a terceira idade, disponibilizado no Telecentro da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.

Sandra conta que além de se atualizar com as novidades da moda, ela também aprende a cozinhar novos pratos. Depois que cursou a informática, não pensou duas vezes antes de comprar seu primeiro computador. “Não sou viciada, mas entro todos os dias na internet. Navego e me informo sobre as notícias que ocorrem no mundo. Adorei ter participado, e quero mais. Quando fico um dia sem olhar, não aguento”, brinca.

Há um ano e meio, a presidente da Academia Itanhaense de Letras, Lina de Lima, 70 anos, se comunica por e-mail com seu namorado, que mora em Berlim, na Alemanha. “Quando iniciei meu namoro com Heiinz, tive a curiosidade de aprender a mexer na internet. Tinha de me comunicar com ele”. O gosto pela internet foi tanto, que a poetisa não parou por aí, e decidiu dar continuidade ao que havia aprendido: “Após terminar as aulas oferecidas pela biblioteca, procurei me aprimorar no curso para entender ainda mais”.

O computador é utilizado para trabalho, já que a escritora usa a ferramenta para desenvolver novas poesias. Criado em março de 2009, o Telecentro da Biblioteca já formou mais de 200 alunos, todos inseridos no curso para a terceira idade. Concorrida, a fila de espera se estende a 100 pessoas, para a formação de próximas turmas.

As vendas da também artesã, Dirce de Paula Costa, 52 anos, triplicaram depois que aperfeiçoou a criação. Tudo graças a sua maneira de manusear o computador. “Com o aprimoramento, pude melhorar minha produção e aumentar o preço. Pela internet consigo fazer cursos e ir atrás das novidades”, salienta.

BIBLIOTECA – O espaço possui um acervo composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas e livros adaptados para deficientes visuais (braile) e audiobook. A coleção de livros beneficia todas as áreas do conhecimento humano. O local é contemplado por aproximadamente 50 mil volumes, grande parte adquiridos através de doação.

A Biblioteca fica na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone é (13) 3426-1477.

Por Camilla Mayra - Assessoria de Imprensa da Educação