A saída das Bandeiras do Divino está prevista para as 09h30, em frente à Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada na Praça Narciso de Andrade, no Centro, com destino ao Porto do Guaraú, de onde seguirá, a partir das 10 horas, para a celebração na Capela Nossa Senhora do Livramento, no bairro do Rio Acima; às 12 horas será realizada a reza da Folia do Divino na Ilha do Bairro. Por volta das 13 horas acontece o almoço e às 15 horas a Despedida das Bandeiras.
Para a organizadora da festa, Elizabeth Bechir Watanabe, a subida do rio simboliza sentimentos de muita emoção e alegria. “No reviver a Folia do Divino, nestes tempos atuais, a ida de todas as Bandeiras ao Rio Acima reforça a cada ano o compromisso de todos com essa grande história de fé do povo caiçara e com a sua memória”.
A Folia do Divino no Rio Acima é um momento de celebração que acontece como resgate da antiga Folia do Divino que existia na Cidade e acabou no início da década de 60. A Folia na Ilha do Bairro, no Rio Acima, era um dos grandes acontecimentos daquela época, marcando presença na tradição e no cotidiano dos devotos da época.