terça-feira, 10 de maio de 2011

Biblioteca traz exposição sobre abolição da escravatura

Em comemoração ao dia 13 de Maio, dia da Abolição da Escravatura, a Biblioteca destacou sobre o tema alguns títulos de seu acervo. O objetivo é despertar o interesse dos leitores também para os livros didáticos, neste caso, os de História – que relatam a História do Brasil. Entre eles estão: O Engenho Colonial; História do Brasil I. Colônia; História do Brasil da colônia à república; Casa-grande & Senzala; O Negro no Brasil (História e Desafios); O Abolicionismo; Raízes do Brasil; Reinventando a Liberdade (A Abolição da Escravatura no Brasil); Revista de História-Escravidão; História do Brasil-Império e República; A Fazenda de Café.

A exposição estará à disposição do público, até o dia 16 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. Maiores informações pelo telefone 3426-1477.

Sobre a Abolição - No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, filha de dom Pedro II, assinou a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil. Desde o período colonial, o trabalho escravo, associado à grande propriedade rural, esteve na base da economia brasileira. A escravidão começou a declinar em 1850, com o fim do tráfico de escravos. Entretanto, a campanha abolicionista só tomou impulso, a partir de 1870, quando setores de uma classe média emergente, formada por intelectuais, militares, pequenos empresários, advogados, jornalistas e outros profissionais liberais, começaram a se mobilizar pelo fim da escravidão.