segunda-feira, 14 de março de 2011

Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim realiza ‘Leitor do Mês’

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade e para o crescimento intelectual do indivíduo. Assim a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim vem realizando desde o ano de 2009 o projeto ‘Leitor do Mês’; idealizado pela bibliotecária Maraléia Menezes.
Com o objetivo de incentivar cada vez mais o hábito da leitura, a escolha dos leitores do mês baseia-se nos registros dos livros que foram emprestados durante o período. O projeto já prestigiou 15 freqüentadores; e no mês de março o homenageado é o Professor Daniel Freitas.
Participante de todas as atividades desenvolvidas, em depoimento ao blog da biblioteca ressalvou que os funcionários são os maiores responsáveis pelo respeito e valor que o espaço adquiriu ao longo dos anos, pois, com presteza, atendem às necessidades da comunidade.
Segundo a bibliotecária, “Daniel não é um leitor que se limita a um único gênero para leitura, em suas visitas busca livros de literatura brasileira, literatura estrangeira e filosofia”; Maraléia ainda ressalta que a Biblioteca Municipal disponibiliza à população amplo acervo de livros, mapas, folhetos, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas, livros adaptados para deficientes visuais (braile) e audiobooks.
HISTÓRIA – A Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” teve como sede a Casa de Câmara e Cadeia até 1991, e após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava anteriormente a Prefeitura de Itanhaém, localizado na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. A Biblioteca tem como patrono o poeta brasileiro Paulo Bomfim, membro da Academia Paulista de Letras e conhecido como o ‘Príncipe dos Poetas Brasileiros’.